qual a relação do pensamento de Maquiavel para com o pensamento grego medieval.
R= Bem, Maquiavel não concordava com o pensamento grego e muito menos com o medieval, já que o grego dizia que o governante deveria seguir a ética, e o pensamento medieval deveria ter virtude crista seguir a religiosidade, Maquiavel como não concordava com nem um desses princípios, já que segundo o próprio Maquiavel eles não podem ser aplicados a politica na vida real, Maquiavel rompe com esses modelos utópicos e criou seu próprio modelo que aparentemente pode parecer tirano, mas e o único segundo Maquiavel que pode ser aplicado a vida real.
Comente sobre virtu e fortuna.
R=Maquiavel utilizou essas palavras no original grego então tem significados diferentes dos comumente utilizados, virtude no original grego e força, virilidade, apto a guerra, e fortuna tem o sentida ocasião, oportunidade. Segundo Maquiavel um governante deveria combinar essas duas características, pois em um dado momento de seu governo elas seriam úteis por exemplo numa guerra, de nada adiante a força se não saber usar as oportunidade. O governante deveria saber o momento certo da invasão.
Qual foi o objetivo de Maquiavel ao escrever o príncipe.
R=ele queria orientar os governantes da forma certa de agir e governa, mas o seu objetivo primordial era a unificação da Itália então seu livro O príncipe foi dedicado ao Lourenço de Médici o qual Maquiavel acreditava que iria unificar a Itália, tal fato não o correu no tempo esperado por Maquiavel.
Qual a finalidade da atividade política em Maquiavel.
R= segundo Maquiavel a finalidade da atividade política e primeiramente conquistar o poder depois manter e por ultimo expandir seu poder, esse principio foi seguido por muitos como
qual a importância da teórica contratualista em Hobbes?
R=Bem a importância primordial era justificar de forma racional a origem do estado mas teve um grande papel no sentido de justificar e legitimar o poder do governante de forma racional, não apelando a religião.
o que e estado de natureza?
R=seria a situação hipotética em que os homens viviam sem governo, leis e com liberdade total, mas em compensação a guerra e o medo são generalizados e constantes.
explique a origem do estado em Hobbes.
ele utiliza a situação hipotética do estado de natureza em que os homens em um dado momento fazem um contrato, em que os homens aceitam perde parte de sua liberdade e entregá-la ao soberano e em troca o soberano lhe garante segurança a sua vida e seus bens.
Por qual motivo o súdito não deve considerar uma situação miserável viver sob tutela do soberano.
R=pois o próprio súdito aceitou, e depositou o poder ao soberano, então contestar o poder do soberano ele estaria se contradizendo, alem disso segundo Hobbes nem um governo se compara ao estado de natureza onde o medo e constante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário