sexta-feira, 18 de junho de 2010

geografia, blocos econômicos

blocos econômicos
a formação de um bloco econômico ocorre quando dois ou mais países se unem com a intenção de remover parcialmente ou totalmente suas barreiras alfandegárias.
barrira alfandegária: trata-se de uma instituição federal existente em todos os países cujo o objetivo e controlar a entrada de pessoas, mercadorias e capital com o intuito de proteger a ordem social e econômica do pais.
surgimento do bloco econômico
a idéia de bloco econômico surgi na Europa ocidental em resposta as seguintes problemas:
domínio implícito militar americano: apos a 2 guerra mundial os EUA criou a OTAN que formou um contingente de 50% dos soldados presentes na Europa.
controle implícito americano sobre a economia européia: através do plano Marshall ajudou a Europa a se ergue da caos pós guerra, mas os países auxiliados só poderiam negocia com os EUA.
revanchismo europeu: historicamente o continente europeu e palco de conflitos por questões políticas econômicas e religiosas. a formação de um bloco econômico fortaleceria a atitude de paz na Europa.
fortalecimento da Europa pós guerra: a economia européia estava arrasada, a formação de um bloco econômico iria ajuda a revitalizar e desenvolver as suas economias.
Bloco econômico como interesse de fortalecimento do capitalismo: na guerra ideológica entre o capitalismo e o comunismo, a formação de um bloco econômico serviria como instrumento para fortalecer a capitalismo na Europa.
Fases de um bloco econômico.
todos os blocos econômicos passam por fases de desenvolvimento, este desenvolvimento implica ao apropriamento das relações políticas, sociais e econômicas dentro do bloco.
fases:
zona de livre comercio: É a primeira fase de um bloco, nesta fase alguns produtos não podem transitar no bloco, por uma questão de cautela já que os países do bloco ainda estão ajustando suas economias.
união aduanlia: nesta fase e permitida uma maior circulação de produtos entre os países membros.
mercado comum: nesta fase permite a livre circulação de produtos, pessoas, capitais, tecnologias.
União monetária: nesta fase existe a utilização de uma única moeda em todo o bloco.
união política: esta fase não foi implantada em nem um bloco, nela prevê a união política, ou seja existira um governante do bloco.
Criação do primeiro bloco econômico:
1948-BENELUX- União econômica entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo: este bloco figura o primeiro bloco econômico que surgiu no mundo, entretanto os países baixos tinham muitas restrições comerciais, o que dificultou o desenvolvimento do acordo comercial .
CeCa - Comunidade européia do carvão e aço: muitos teóricos afirmam que a CeCa deu origem a união européia atual.
na verdade a CeCa foi um esforço diplomático para minimizar o revanchismo entre a Alemanha e a frança. houve então a sugestão da Alemanha em socializar a tecnologia de produção do aço e receber sem barreira alfandegária o carvão da frança a relação entre esse dois países deu tão certo que a CeCa recebeu como novos membros a Inglaterra, Itália, BENELUX, Espanha e Portugal.
Tratado de Roma: MCE (Mercado Comum Europeu): os componentes da CeCa se reuniram em Roma para forma a MCE, isso que dizer que o acordo saiu do âmbito do carvão e aço e se estendeu a todos os produtos que sua industrias produziam, e também houve uma integração de pessoas, capitais e serviços.
Tratado de Mastricht: Aprimoraram o MCE com a criação de uma única moeda o EURO que seria a moeda de todos os países integrantes, o tratado ampliou as relações sociais, econômicas e políticas do bloco.
1973- expansão de UE com a Inglaterra, Dinamarca e Irlanda.
1981- inclusão da Grécia e dos países ibéricos.
1995 inclusão da Finlândia Islândia Áustria.
2002- Negociações com países do leste europeu como polônia e Hungria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário