Relevo
Aroldo de Azevedo:
Classificação com métodos científicos levando em consideração altitude, abaixo de 200 metros planície acima de 200 metros planalto. Azevedo utilizou o método de amostragem para construir seu mapa por isso que havia tantos erros.
Ab` Sabber:
O critério para planaltos e planícies deixou de ser puramente altitude, levou em consideração também o processo erosivo. Em planaltos ocorre mais erosão que decomposição e em planícies mais decomposição que erosão.
Junradyr Ross:
Utilizou imagens do projeto Radan Brasil. Varreu o território Brasileiro por meio de instrumentos técnicos (Aerofotozometria)
Hidrografia da Amazônia:
maior bacia hidrográfica do mundo, aproximadamente 6,1 quilômetros quadrados. Não apresenta quedas de água (rio com relevo de planície) , é um rio ideal para a navegação. Sua foz é a oeste da ilha do Marajó, no estado do Amapá. As áreas próximas as margens são denominadas várzeas nelas são depositados vários sedimentos na época da cheia e na época que seca fica ideal para o plantio pois esta rica em matéria orgânica. O rio amazonas possui foz Mista (delta e Estuário) e é um rio perene (permanente). O rio amazonas possui um regime nival pluvial, pois suas águas são provenientes das chuvas e das geleiras dos Andes.
Marajó:
É a maior ilha Fúlvio marítima do mundo.
Bananal:
É a maior ilha fluvial do mundo.
Massas de ar
Massa equatorial continental:
Origina-se na Amazônia e influencia todo o território brasileiro. Características: Quente e úmido.
Massa equatorial atlântica:
Origina-se no litoral nordeste da América do sul. Características: Quente e super-úmida .
Massa tropical continental:
Origina-se na planície do Chaco (Pantanal), no meio ocidental da America do sul. Influencia a região centro-oeste. Características: Quente e seco.
Massa tropical atlântica:
Origina-se no oceano, região sudeste da America do sul, tem sua área de influencia nos litorais do nordeste, sudeste e sul. Características: quente e super-úmida.
Massa polar atlântica:
Origina-se no oceano atlântico próximo a patagônia, influencia todo o território brasileiro, mas principalmente a região sul. Características: Frio e úmido.
Bacia do rio são Francisco:
Nasce na Serra da Canastra (MG) possui extensão de 2.700 km e seu curso é de sul-norte. É um rio perene (permanente). É um rio de relevo planáltico. O nome da hidrovia do São Francisco é Velho Chico, e nos últimos anos vem sofrendo assoreamento por causa do desmatamento das matas ciliares. Existem cerca de 20 usinas hidroelétricas, que produzem cerca de 10.433 MW. O rio São Francisco passa por vários locais semi-áridos.
Transposição do rio são Francisco:
A ideia de transposição do rio São Francisco é antiga, mas apenas na década de 90 que começou a crias as diretrizes e os estudos técnicos para realiza a transposição. A transposição levaria água a regiões hoje semi áridas e ajudaria na transporte fluvial, tornando o São Francisco assim o rio da integração nacional.
TERNOS IMPORTANTES.
Furos: São a união de pelo menos dois rios.
Paraná: Braço de rio que circula a várzea de maior profundidade (bom para a navegação)
Paraná mirin: Braço de rio que circula a várzea de menos profundidade (ruim para a navegação)
Rego: Pequenos canal que aparece no fundo de uma depressão no período de Várzea.
Tipos de rios: Perene (permanente) e intermitentes (temporário).
Tipos de foz: Delta (vários canais) e Estuário (um único canal).
Nenhum comentário:
Postar um comentário